O ensino da estatística

A Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões (Crespo, 1995, p. 13). A palavra Estatística apareceu pela primeira vez no século XVIII e foi sugerida pelo alemão Gottfried Achemmel (1719-1772), é derivada do vocábulo  Statu (estado, em latim), na origem as atividades da Estatística eram, basicamente atividades de Estado. Mas hoje isso mudou bastante (Medeiros, 2007, p. 16)
A importância do ensino da Estatística se destaca nos Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino fundamental (Brasil, 1998), do ensino médio (Brasil, 2000) e PCN + (Brasil, 2002). NOs Parâmetros Curriculares Nacionais(PCN’s) o ensino da Estatística é proposto no bloco de conteúdos “Tratamento das Informações” e sua finalidade é que o estudante construa procedimentos para coletar, organizar, comunicar e interpretar dados, utilizando tabelas, gráficos e representações, e que o mesmo seja capaz de descrever e interpretar sua realidade, usando conhecimentos matemáticos.  
Os conteúdos estatísticos população, amostras, frequências, medidas de tendência central, medidas de dispersão, construção de tabelas e gráficos são abordados no ensino fundamental e estudados de forma mais completa no ensino médio.
Atualmente, o ensino da Estatística é uma realidade na maioria das escolas, porém muitas vezes é ensinada de forma tradicional pelos professores, sem utilidade prática a vida do estudante. Para Júnior(2007, p. 37) é fundamental que as práticas e os conteúdos ministrados em aula estejam em sintonia com as novas exigências do
mundo em que vivemos, para que a educação não seja algo distante da vida dos alunos, mas, ao contrário, seja parte integrante de suas experiências para uma existência melhor.



Referências
Brasil. (1998).  Parâmetros curriculares nacionais: Ensino fundamental. Brasília, Ministério da Educação.
Brasil. (1999).  Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, Ministério da Educação.
Brasil. (2000).  Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio. Brasília, Ministério da Educação.
Brasil. (2002).  PCN + Ensino médio. Brasília, Ministério da Educação.
Crespo, A. (1995). Estatística Fácil. 13 ed. São Paulo: Saraiva.
Júnior,H. (2007). Revista Capixaba de Ciência e Tecnologia, Vitória, n. 2, p. 35-37.
Medeiros, C. (2007). Estatística Aplicada a Educação. Brasília: Universidade de Brasília.



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