segunda-feira, 23 de maio de 2011

Estatística e a questão socioambiental

      "Ler e interpretar informações que aparecem diariamente, tanto no campo profissional como nos meios de comunicação é de fundamental importância a todos os indivíduos.Pensando na formação de cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres é que a escola deve possibilitar o acesso a saberes estatístico. O ensino da Estatística no contexto escolar deve se passar em todos os níveis de ensino da educação básica para que o estudante venha a desenvolver senso crítico e a construir seu conhecimento de forma consciente a compreender as transformações do meio social em que vivem.
É através do processo educativo que existe a possibilidade de provocar mudanças e alterar o atual quadro de agressão à natureza praticada por nossa sociedade, por isso a questão ambiental nas escolas precisa ser tratada de forma mais ampla, capaz de desenvolver comportamentos e atitudes nos estudantes para uma real mudança no meio em que vivem."(Fonte: Projeto de Pesquisa: Estatística e Meio ambiente, Silviane Souza, UÉvora/PT, 2011)

3 comentários:

  1. É esse quadro de agressão à natureza que esta a cada dia aumentando, assim como esta aumentando o quadro de violência dentro das escolas, onde alunos estão desrespeitando o sentido de vida.O respeito aos professores, aos colegas de turma, a preservação da escola como patrimônio público, o uso consciente das tecnologias, o aprendizado teórico-prático são reflexões que devem ser feitas pela comunidade escolar para que se construa um ambiente de paz dentro das escolas, para que assim os alunos tenham competência de preservar também a natureza.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc, a Educação Ambiental deve ser projeto permanente em sala de aula, todas as discipinas devem enfatizar o tema, e em Matemática, a estatística é uma ótima ferramenta para abordar este tema, além de ser importantíssima. Mas a realidade é que a estatística é pouco ou nada trabalhada na Educação Básica, esse quadro deve ser mudado pelos professores de Matemática, onde eu me incluo e procuro fazer minha parte.

    Abraço
    Meu blog: http://betefreitasm.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Profª Fátima Spinelli, realmente o quadro de violência só vem crescendo dentro e fora das escolas. O respeito ao outro é fundamental. Precisamos de pessoas mais "humanas"!!! Profª Bete, vamos continuar a fazer nossa parte, afinal a matemática que vem sendo trabalhada dentro de algumas escolas precisa ser renovada.
    Grata,
    Silviane Souza

    ResponderExcluir